Tempo de leitura: 3 minutos
As Lutas e Artes Marciais proporcionam a jovens e crianças o desenvolvimento de habilidades sócio-culturais que ajudam a ampliar seus conhecimentos de mundo. Socialização, competitividade, disciplina, ética e respeito ao próximo são alguns dos valores tão bem trabalhados nesta categoria esportiva.
É por meio da Disciplina advinda do Esporte que muitas crianças e jovens adquirem mais cultura, além de aperfeiçoar a amplitude de movimentos, gestos e golpes. Com isso, podemos afirmar categoricamente que o papel das Lutas e Artes Marciais é contribuir na formação dos valores das crianças, sendo fundamental no desenvolvimento mental e no desempenho motor dos alunos.
Saiba mais: A importância do Esporte para a Sociedade
São muitos os tipos de modalidades de Artes Marciais, sendo que cada uma delas possui uma origem com objetivos distintos. Há mais de 3.000 anos a prática de lutas focava muito mais na defesa pessoal do que na competição entre pessoas. No entanto, já há alguns anos observamos que as Artes Marciais são responsáveis por aprimorar habilidades físicas e mentais dos seus praticantes.
Atualmente, é possível identificar uma grande procura pelas modalidades de Lutas e Artes Marciais para auxiliar no desenvolvimento das crianças desde muito cedo, seja para fortalecer a autoconfiança, aprimorar a defesa pessoal, praticar atividade física ou até mesmo para auxiliar os pequenos na sociabilidade.
É importante destacar que a riqueza de gestos motores e as histórias sobre a origem de cada modalidade de Artes Marciais influenciam também no interesse dos alunos pela prática esportiva devido ao contato com culturas diferentes do contexto social no qual estão inseridos.
Saiba mais: [Parte 1] História e Evolução dos Pisos Esportivos Para Lutas
Na prática esportiva, as crianças se espelham nos mestres e observam as ações dentro do Tatame, assim como os valores morais e éticos ensinados. Devido a algumas modalidades de Lutas e Artes Marciais trabalharem com faixas de cores diferentes, às crianças aprenderão desde cedo a importância do esforço pessoal para obter conquistas e, principalmente, o respeito pelas próprias limitações.
Muitas escolas especializadas em modalidades de Lutas e Artes Marciais aceitam a inscrição de crianças a partir dos 3 anos. O fator de decisão é observar a motivação da criança e o nível de esforço aplicado na modalidade desejada.
Alguns especialistas recomendam para crianças muito pequenas o desenvolvimento de estímulos sensoriais, o que pode ser trabalhado através das artes marciais com atividades lúdicas e pedagógicas.
Entre cinco e sete anos, a prática de uma arte marcial pode ser direcionada para movimentos menos intensos e focados na defesa, como o Jiu-Jtsu, Karatê e o Judô.
Além disso, a escolha da modalidade mais recomendada para as crianças deve ser avaliada pelos pais e cuidadores a partir de alguns fatores que iremos destacar a seguir.
Saiba Mais: [Parte 2] História e Evolução dos Pisos Esportivos Para Lutas
A Recoma participou da FSB 2025, um dos maiores eventos de esporte e lazer do mundo.A feira ocorreu em Colônia, na Alemanha,…
A Recoma começou um novo capítulo da sua história.Na última sexta-feira, a empresa inaugurou sua nova sede, um marco que reforça…
O esporte é muito mais do que competir.Ele une pessoas, ensina valores e cria oportunidades.Com o esporte, crianças e jovens…
A Recoma estará presente na COB EXPO 2025, o maior encontro do movimento olímpico no Brasil. O evento reúne atletas, gestores, empresas e…
O esporte é muito mais do que competição. É uma ferramenta poderosa para inclusão, que promove saúde, disciplina e cidadania. Além…
A Recoma é líder em infraestrutura esportiva na América Latina.Ela vai participar da Confut Sudamericana 2025. O evento será entre 2 a 4 de…