O BSW Regupol Judo é um revestimento sintético portátil, importado da Alemanha, com superfície em lona de vinil impermeável, lavável, texturizada, que simula a textura da palha natural dos antigos tatamis artesanais, para garantir o coeficiente de fricção e deslizamento, assim como a firmeza e aderência dos pés dos atletas ideias para a fase da luta em posição ortostática. Seu miolo é composto por espuma reconstituída de poliuretano (PU) reciclado de alta densidade, com grânulos de 8mm de diâmetro, 100% isenta de Espuma Vinílica Acetinada, ou E.V.A., para a máxima segurança e absorção de impacto (force reduction) ideais à etapa de solo do combate, sendo a sua base antiderrapante (anti-slip) formada por uma camada de 1,6mm de espessura de latex em formato "colméia", soldada à quente com adesivo em pó tipo powder glue, para aderência total ao contrapiso, em peças de 2 x 1m ou 1 x 1m com espessura de 40 ou 50mm.

O tatami Olímpico para Judô (BSW Regupol Judo) foi aprovado pelas normas técnicas DIN 18032 Parte 2, DIN 7926, ISO 9001, ISO 14001, DIN ISO 1421 (resistência à tração) e DIN 53363 (resistência à rasgos), sendo reconhecido internacionalmente por sua inigualável qualidade. Isto é, este Tatami Olímpico Sintético foi desenvolvido especificamente para a prática do Judô de alto rendimento é certificado pela Federação Internacional de Judô (IJF), aprovado e oficializado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), tendo sua durabilidade e performance testadas e comprovadas em diversas edições dos Jogos Olímpicos & Paralímpicos ao longo dos anos, nos Jogos Panamericanos & Parapanamericanos Toronto 2015, e nos Grandes Prêmios IJF Düsselsorf de 2012 a 2018, entre outros.

Além disso, o BSW Regupol Judo tem sido fornecido e instalado pela RECOMA® nas 27 Federações Estaduais do Brasil, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera), Centro de Formação Olímpico do Nordeste (CFONE), no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), Esporte Clube Pinheiros, Clube de Regatas do Flamengo, Clube Esperia, Esporte Clube Sírio, Clube Paineiras do Morumbi, SOGIPA, Recreio da Juventude, GNU, Minas Tênis Clube, Clube A Hebraica, Centro de Excelência de Judô de Praia Grande, entre outros, e para os mais importantes eventos internacionais, como os Jogos Panamericanos & Parapanamericanos Rio 2007, os Jogos Mundiais Militares Rio 2011, os Grand Slams de Judô 2009-2012, os Jogos Olímpicos & Paralímpicos Rio 2016, os Jogos Parapanamericanos de Jovens 2017, os Grand Prix de Judô Brasil 2013-2017, os Troféu Brasil Interclubes 2013-2018, os Jogos Universitários Panamericanos FISU 2018, e nas áreas de treino, aquecimento e competição dos Jogos Panamericanos & Parapanamericanos Lima 2019.

O Recomaflex Ippon® é o tablado flutuante para dojôs oficial da CBJ, composto por chapas de Oriented Strand Board (OSB), fixadas sobre vigas transversais de madeira, suportados por amortecedores flexíveis de espuma poliuretânica (PU) de densidade AG180, com reforço estrutural distribuídos de maneira equidistante ao longo do tablado, de maneira a garantir uma absorção de impacto homogênea com a máxima segurança aos atletas, e contenção dos tatamis feita através da fixação de cordões maciços de madeira para pintura, fixados no perímetro do tablado, e fechamento lateral com lona.

A RECOMA® também possui Tatamis Nage Ai / Komi para treinamentos de arremesso tipo “joga-joga”, constituídos internamente por espuma reconstituída de poliuretano (PU) com densidade homogênea de 80kg/m³, com superfície plana e laterais com corte diagonal, laminadas com capa de vinil texturizada suave e durável, e base antiderrapante.

Conheça os diferenciais
da RECOMA®

Nestes mais de 40 anos de experiência e sucesso, foram executadas pela RECOMA® mais de 50.000,00m² de tatamis sintéticos nas dimensões oficiais com materiais aprovados pelas principais Federações Esportivas Internacionais. Uma parceria exclusiva de importação de tecnologia e know-how de instalação foi firmada em 1995 com a fabricante alemã BSW (Berleburger Schaumstoffwerk GmbH), trazendo para o Brasil toda a qualidade industrial e os diferenciais técnicos dos tatamis sintéticos Regupol para lutas, artes marciais e modalidades de combate desta renomada empresa, que é umas únicas 5 empresas no Mundo a receber o selo de Official IJF Supplier.

Os componentes de madeira dos tablados flutuantes de madeira para Judô da RECOMA®, são provenientes de reservas florestais próprias com projeto de manejo sustentável e reflorestamento aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) (processo de certificação por programa de Cadeia de Custódia FSC disponível sob encomenda), que passam por um rigoroso controle de qualidade em nossa fábrica com equipamentos de última geração para a transformação da matéria-prima e estufas a vapor computadorizadas para secagem personalizada de acordo com o teor de umidade histórico e condições específicas do local de instalação.

Além de contar com frota de distribuição e mão de obra próprias, assegurando o melhor atendimento, a máxima eficiência e qualidade na prestação do serviço, e a perfeição no acabamento a seus clientes, com garantia de ponta a ponta, do fornecedor até a instalação, a RECOMA® oferece todo o suporte dos profissionais altamente qualificados que integram seus Departamentos de Engenharia, Arquitetura e Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos, buscando sempre oferecer as melhores soluções técnicas, permitindo o desenvolvimento de projetos personalizados e possibilitando a visualização da sua obra antes da execução, com suporte para avaliação do contrapiso e condições da obra, e até serviços de Construção Civil complementares.

BSW Regupol Judo: O Tatami Olímpico mais vendido no Mundo

Desenvolvido para treinamentos e competições de Judô de alta performance, sua superfície oferece o equilíbrio e firmeza ideais para os pés dos judocas na fase ortostática da luta, assim como a máxima confiabilidade e durabilidade, e seu interior em célula fechada de elevada resiliência oferece os mais altos níveis de segurança, proteção, absorção de impacto e conforto para os estágios de solo da combate. Sendo o 1º Tatami certificado pela Federação Internacional de Judô (IJF), e tendo estabelecido novos padrões de qualidade, o mesmo tem sido utilizado internacionalmente para a prática profissional da modalidade desde 1972, incluindo em campeonatos regionais, mundiais e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Por ser uma arte marcial que se concentra em golpes que resultantes em quedas, o Judô oferece alto risco de lesão muscular e articular. Sendo assim, sua área de luta deve ser projetada com densidade e espessura adequadas para receber e dissipar grande parte do impacto das quedas que ocorrem sobre ele. A segurança e o conforto dos judocas, portanto, é garantida, permitindo que eles tenham a sua melhor performance e longevidade esportiva.

A melhor solução para a prática de judô

O tatami Olímpico para Judô fornecido pela RECOMA® permanece totalmente funcional por muitos anos, mesmo sob uso intensivo. Isso graças à sua superfície altamente resistente à abrasão que evita o desgaste. Para ensinar, treinar e realizar competições de judô, portanto, é a solução certa, pois oferece uma aparência profissional e uma textura que assegura uma boa aderência dos pés durante a prática desportiva. Além, é claro, de atender às normas técnicas e ser aprovada pela Federação Internacional de Judô (IJF).

Com sistema avançado de absorção de impacto e a superfície impermeável e antiderrapante, o tatami Olímpico para Judô ainda permite que os atletas sejam capazes de se exercitar por mais tempo sem sentir fadiga nas articulações. Afinal, trata-se de um revestimento sintético que mantém um nível adequado de firmeza e acolchoamento, dando uma base segura e firme tanto para judocas iniciantes quanto profissionais poderem treinar e competir.