Construções Esportivas

Dicas Profissionais para a Manutenção de Pisos Flutuantes de Madeira em Quadras

Tempo de leitura: 3 minutos

Em quadras poliesportivas utilizadas por atletas profissionais e amadores é possível utilizar diferentes tipos de piso. Cada um deles é fabricado a partir de materiais diferentes e possui características únicas. Os pisos fluentes de madeira fazem bastante sucesso, mas geram algumas dúvidas. Por exemplo, qual o tempo de manutenção correto para esse tipo de piso esportivo? Entenda melhor a seguir. 

Por que fazer manutenção de pisos esportivos para quadras?

Não importa se a quadra é profissional ou amadora: os responsáveis pelo espaço devem assegurar a manutenção periódica da quadra visando resguardar a segurança dos usuários e também evitar interferências no desempenho dos atletas durante as partidas. 

Sendo assim, a manutenção dos pisos flutuantes de madeira para quadras não deve ser deixada de lado. Em geral, no caso das quadras amadoras encontradas, por exemplo, em condomínios residenciais, a manutenção acontece anualmente. 

No caso das quadras particulares que são alugadas, por sua vez, é importante levar em conta a frequência de uso para determinar a periodicidade da manutenção. Já as quadras profissionais geralmente passam por manutenção antes e depois dos treinos e disputas oficiais. 

Como fazer a manutenção de pisos flutuantes de madeira?

Os pisos flutuantes são pisos que não precisam de cola ou argamassa para serem instalados. E como a colocação é feita apenas por um sistema de encaixe que deixa o piso “solto” sobre o contrapiso ou piso anterior, são chamados de flutuantes. 

Esse tipo de piso tem um excelente acabamento estético, é fácil de ser aplicado e não gera sujeira ou entulho. Quando utilizados em quadras poliesportivas, nas quais atletas profissionais e amadores disputam as mais diversas modalidades, a manutenção periódica é imprescindível. A manutenção de pisos flutuantes de madeira para quadras pode ser:

  • Preditiva;
  • Preventiva;
  • Corretiva.

No primeiro caso, o objetivo é inspecionar visualmente a quadra para avaliar se não existe nenhuma alteração ou condição que possa gerar problemas futuros. 

Já a manutenção preventiva tem como objetivo evitar degradação e danos na estrutura do piso da quadra. Esse tipo de manutenção é programada e inclui possíveis reparos e tratamentos pontuais, como repinturas. 

Por último, a manutenção corretiva serve para corrigir falhas que já aconteceram e, por esse motivo, acaba gerando mais gastos. As manutenções anteriores visam evitar a necessidade de uma manutenção corretiva.

A periodicidade de cada tipo de manutenção vai depender, principalmente, da frequência de uso da quadra e também do tipo de partidas realizadas (profissionais ou amadoras). 

Veja também: Quadras Poliesportivas: Quais os Materiais Adequados e Tipos de Pisos

Faça manutenção de pisos flutuantes de madeira com a RECOMA

Na RECOMA é possível encontrar os melhores modelos de pisos flutuantes de madeira para quadras e também realizar a manutenção desses pisos de forma eficiente e segura, garantindo a segurança e o bom desempenho dos usuários das quadras. 

Acesse nosso site e conheça mais sobre nossos produtos e serviços: www.recoma.com.br

Declaração de Autoria:

RECOMA® (Copyright©) – Declaramos que todos os textos aqui publicados são de autoria própria e protegidos pela Lei do Direito Autoral nº 9.610/98.

Recoma

Dos pisos residenciais de madeira às grandes obras de infraestrutura esportiva, a RECOMA tem o piso certo e mais de 40 anos de experiência para o seu projeto. O projeto esportivo dos seus sonhos é a nossa realidade. Somos a maior empresa especializada em Pisos Esportivos, Infraestruturas e Construções Esportivas do Brasil, fomos responsáveis pelo fornecimento e instalação de mais de 50.000,00m² de Pisos Esportivos para os Jogos Panamericanos & Parapanamericanos Rio 2007, Jogos Olímpicos & Paralímpicos Rio 2016 e Jogos Panamericanos & Parapanamericanos Lima 2019, entre outras grandes competições internacionais. Nossas referências de fornecimento também passam pela história de muitos clientes de renome, como Sport Club Corinthians Paulista, Sociedade Desportiva Palmeiras, São Paulo Futebol Clube, Clube de Regatas do Flamengo, Fluminense Football Club, Club de Regatas Vasco da Gama, Esporte Clube Pinheiros, Club Athletico Paulistano, Tijuca Tênis Clube, Grêmio Náutico União (GNU), Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA), Recreio da Juventude, Esporte Clube Sírio, Clube Atlético Monte Líbano, Clube A Hebraica, Clube Paineiras do Morumby, Clube Espéria, Clube Internacional de Regatas de Santos, entre outros.

Recent Posts

Recoma na FSB 2025: inovação e parcerias que inspiram o esporte

A Recoma participou da FSB 2025, um dos maiores eventos de esporte e lazer do mundo.A feira ocorreu em Colônia, na Alemanha,…

3 semanas ago

Um novo espaço, o mesmo propósito

A Recoma começou um novo capítulo da sua história.Na última sexta-feira, a empresa inaugurou sua nova sede, um marco que reforça…

1 mês ago

Esporte como direito: por que infraestrutura transforma comunidades

O esporte é muito mais do que competir.Ele une pessoas, ensina valores e cria oportunidades.Com o esporte, crianças e jovens…

2 meses ago

Recoma na COB EXPO 2025: infraestrutura que sustenta o esporte

A Recoma estará presente na COB EXPO 2025, o maior encontro do movimento olímpico no Brasil. O evento reúne atletas, gestores, empresas e…

2 meses ago

Esporte e Infraestrutura: O Papel Transformador dos Campos da Recoma

O esporte é muito mais do que competição. É uma ferramenta poderosa para inclusão, que promove saúde, disciplina e cidadania. Além…

3 meses ago

Recoma participa da Confut Sudamericana 2025

A Recoma é líder em infraestrutura esportiva na América Latina.Ela vai participar da Confut Sudamericana 2025. O evento será entre 2 a 4 de…

3 meses ago