Pistas de Atletismo

Piscina Olímpica: Quais as Especificações Corretas?

Tempo de leitura: 2 minutos

As piscinas olímpicas chamam a atenção visualmente porque são grandiosas e palco de disputas das principais modalidades aquáticas durante os Jogos Olímpicos, incluindo natação, nado artístico, saltos ornamentais e polo aquático. Mas, as especificações de uma piscina olímpica precisam ser seguidas à risca para garantir não apenas o bom desempenho dos atletas, mas também a segurança dos competidores.

O que diz a FINA sobre as piscinas olímpicas?

A Federação Internacional de Natação (FINA) é quem dita as regras quando se fala sobre as especificações das piscinas olímpicas. E o que diz a federação? Basicamente, a FINA estabeleceu uma série de parâmetros para a construção das piscinas olímpicas.

Por exemplo, uma piscina olímpica deve ter, no mínimo, 50 metros de comprimento. Já nos casos de competições que utilizam painéis de toque, a piscina deve ser ainda maior para acomodar os painéis sem prejudicar o desempenho dos atletas.

A largura deve ser de 25 metros e a profundidade mínima, dois metros. A piscina deve ter temperatura entre 25°C e 28°C e apresentar 10 raias, cada uma com 2,5 metros de largura, sendo que a primeira e a última devem ficar vazias sem competidores.

Como construir a melhor piscina olímpica?

As especificações de uma piscina olímpica existem não é por acaso, tampouco para dificultar sua construção. Pelo contrário, seguir normas técnicas para a instalação de piscinas olímpicas tem, basicamente, dois objetivos principais. São eles:

  • Evitar que os atletas sofram com lesões e acidentes;
  • Garantir que os atletas alcancem seu melhor desempenho.

E isso acontece porque os parâmetros da FINA diminuem a resistência e o arrasto hidrodinâmico. Enquanto as piscinas olímpicas convencionais demandam alto investimento em materiais, mão de obra, tempo e manutenção, já existem opções mais modernas.

A RECOMA, por exemplo, trouxe para o Brasil as piscinas fixas e removíveis da empresa espanhola Fluidra, a maior do mundo no segmento. São piscinas olímpicas aprovadas pela FINA com a melhor tecnologia em bombas hidráulicas, sistemas de filtragem e desinfecção.

O sistema Neolysis Type ainda reduz consideravelmente o gasto com água e energia, em comparação aos equipamentos comuns. Sendo assim, garante a sustentabilidade na operação e a otimização do aquecimento por zona de temperatura.

Piscina olímpica é na RECOMA

A RECOMA é referência em piscinas olímpicas porque segue todas as normas e recomendações internacionais para garantir que as piscinas sejam realmente seguras e que ofereçam alto rendimento aos atletas. Realizamos projetos variados sempre com a máxima eficiência para atingir os objetivos traçados para cada cliente.

Saiba mais sobre os nossos produtos e serviços em nosso site: www.recoma.com.br

Declaração de Autoria:
RECOMA® (Copyright©) – Declaramos que todos os textos aqui publicados são de autoria própria e protegidos pela Lei do Direito Autoral nº 9.610/98.

Recoma

Dos pisos residenciais de madeira às grandes obras de infraestrutura esportiva, a RECOMA tem o piso certo e mais de 40 anos de experiência para o seu projeto. O projeto esportivo dos seus sonhos é a nossa realidade. Somos a maior empresa especializada em Pisos Esportivos, Infraestruturas e Construções Esportivas do Brasil, fomos responsáveis pelo fornecimento e instalação de mais de 50.000,00m² de Pisos Esportivos para os Jogos Panamericanos & Parapanamericanos Rio 2007, Jogos Olímpicos & Paralímpicos Rio 2016 e Jogos Panamericanos & Parapanamericanos Lima 2019, entre outras grandes competições internacionais. Nossas referências de fornecimento também passam pela história de muitos clientes de renome, como Sport Club Corinthians Paulista, Sociedade Desportiva Palmeiras, São Paulo Futebol Clube, Clube de Regatas do Flamengo, Fluminense Football Club, Club de Regatas Vasco da Gama, Esporte Clube Pinheiros, Club Athletico Paulistano, Tijuca Tênis Clube, Grêmio Náutico União (GNU), Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA), Recreio da Juventude, Esporte Clube Sírio, Clube Atlético Monte Líbano, Clube A Hebraica, Clube Paineiras do Morumby, Clube Espéria, Clube Internacional de Regatas de Santos, entre outros.

Recent Posts

Recoma na FSB 2025: inovação e parcerias que inspiram o esporte

A Recoma participou da FSB 2025, um dos maiores eventos de esporte e lazer do mundo.A feira ocorreu em Colônia, na Alemanha,…

3 semanas ago

Um novo espaço, o mesmo propósito

A Recoma começou um novo capítulo da sua história.Na última sexta-feira, a empresa inaugurou sua nova sede, um marco que reforça…

1 mês ago

Esporte como direito: por que infraestrutura transforma comunidades

O esporte é muito mais do que competir.Ele une pessoas, ensina valores e cria oportunidades.Com o esporte, crianças e jovens…

2 meses ago

Recoma na COB EXPO 2025: infraestrutura que sustenta o esporte

A Recoma estará presente na COB EXPO 2025, o maior encontro do movimento olímpico no Brasil. O evento reúne atletas, gestores, empresas e…

2 meses ago

Esporte e Infraestrutura: O Papel Transformador dos Campos da Recoma

O esporte é muito mais do que competição. É uma ferramenta poderosa para inclusão, que promove saúde, disciplina e cidadania. Além…

3 meses ago

Recoma participa da Confut Sudamericana 2025

A Recoma é líder em infraestrutura esportiva na América Latina.Ela vai participar da Confut Sudamericana 2025. O evento será entre 2 a 4 de…

3 meses ago