Entenda as diferenças entre Gramados Naturais e Sintéticos para a prática do Futebol

Tempo de leitura: 4 minutos

Com a evolução das tecnologias em Grama Sintética, garantindo tanto condições de Jogo como características estéticas similares às da Grama Natural, este material está se tornando uma opção cada vez mais atrativa para a sua substituição.

Manutenção

Uma das principais vantagens dos Turfs Artificiais com relação à Relva Natural, é o Baixo Custo de Manutenção, já que não requer Irrigação, Fertilização com Top-Soil (composto de adubo e areia), Corte, ou Tratamento contra Pragas, mantendo sua coloração verde e propriedades físico-mecânicas, independente de fatores climáticos e da passagem das Estações, por conta de sua proteção contra a radiação ultravioleta (U.V.).

No caso dos Gramados Sintéticos, a manutenção consiste apenas da Escovação dos fios para levantá-los, e do Re-Espalhamento e Compactação do Infill (Enchimento dos fios), como, por exemplo, a Borracha SBR preta, aliada à Areia como lastro, periodicamente, aumentando assim sua durabilidade e garantindo condições ótimas para a prática do Futebol, que se assemelham às do Gramado Natural, em boas condições de manutenção.

Segurança e Desempenho

As Gramas Sintéticas, quando aliadas a Sistemas de Drenagem adequadamente dimensionados aos índices pluviométricos históricos da região de instalação, também são mais seguras, resistentes, e oferecem melhor performance, com relação quique e o rolar da bola, no caso da ocorrência de chuvas.

O único problema é o calor: o polietileno da Grama Sintética, assim como algumas tecnologias de Infill, podem ter tendência a esquentar mais do que a Natural, nos dias de sol forte, representando uma diminuição de conforto térmico aos jogadores, assim como, nos casos mais extremos, até um risco de queimadura na pele por atrito, no caso de carrinhos ou tombos com rolamento.

Vale destacar que em ambas as tecnologias, de Grama Sintético, ou Natural, a Qualidade do produto e da execução do Gramado, assim como de sua Sub-base Drenante, são essenciais para o desempenho dos atletas dentro de campo, tanto nos treinamentos quanto em competições oficiais.

Mas e agora, qual escolher?

Todos os Gramados de Qualidade que ofereçam os níveis de Segurança, Desempenho, Durabilidade e Conforto desejados pelos atletas são bem-vindos. O importante é encontrar a melhor alternativa em termos de custo-benefício para o seu Empreendimento Esportivo. Para isso é sempre importante levar em conta aspectos do Uso e Manutenção pretendidos, como o Tamanho do Campo, a Frequência e Intensidade dos Jogos, as condições de Drenagem (e Irrigação no caso da Grama Natural), alinhado com o índice pluviométrico da região de instalação, assim como a disposição para desenvolver um plano de corte e reparos periódicos, no caso da Grama Natural, e, periodicamente, re-espalhar e compactar o Infill, e pentear os fios, no caso da Grama Sintética.

Para aumentar as chances de sucesso do seu projeto de Gramado Esportivo, sugerimos contatar uma empresa especializada e experiente no ramo, como RECOMA, e se valer de sua consultoria gratuita para avaliação das condições atuais do local de instalação e indicar as melhores soluções técnicas para atender às suas necessidades.

Gramados Naturais e Sintéticos padrão FIFA da RECOMA:

Optando por Gramados Naturais ou Sintéticos, escolha a qualidade de nível internacional FIFA dos produtos RECOMA, aliada aos nosso diferenciais técnicos únicos na prestação de serviços, como fábrica e armazém logístico, frota de distribuição, maquinário especializado exclusivo, e mão de obra próprias, assegurando o melhor atendimento, a máxima eficiência, a perfeição no acabamento, o suporte técnico de nossos Departamentos de Engenharia e Arquitetura, e a garantia de ponta a ponta, do fornecedor até a instalação no cliente.

Saiba mais sobre os nossos produtos e serviços em: http://www.recoma.com.br/

#grama #gramas #gramado #gramados #sintetica #sintetico #sinteticas #sinteticos #natural #naturais #futebol #campo #estadio #oficial #fifa #certificacao #dtex #fibras #monofilamento #fibrilada #normas #tecnicas #seguranca #desempenho #durabilidade #inovacao #sustentabilidade #pisos #esportivos #borracha #sbr #areia #quartsoza

Declaração de Autoria:

RECOMA® (Copyright©) – Declaramos que todos os textos aqui publicados são de autoria própria e protegidos pela Lei do Direito Autoral nº 9.610/98.

Comentários