Conheça os Benefícios do Piso de Madeira para Quadras Esportivas

Tempo de leitura: 3 minutos

piso de madeira para quadras esportivas

O piso de madeira para quadras esportivas é muito importante. E isto ainda mais quando falamos, principalmente, em espaços fechados destinados para a prática de esportes diversos. 

Também conhecidos como piso esportivo flutuante, ou quadra flutuante, esse tipo de estrutura traz diversos benefícios para os esportistas. E tanto para profissionais, como para amadores, que fazem o uso da quadra apenas por diversão podem aproveita-los.

Isso porque, além da questão envolvendo o desempenho no esporte, esse tipo de piso está relacionado a segurança e conforto. 

Então, continue por aqui e veja a seguir quais esportes é possível jogar nesse piso e todos seus benefícios. 

Quadra flutuante: quais esportes é possível jogar no piso de madeira para quadras esportivas?

Uma quadra flutuante de madeira é instalada em espaços fechados. Ou seja, em locais como ginásios, centros de treinamento e complexos esportivos. Assim, é possível praticar diversas modalidades de esportes nesse piso. Vamos ver alguns exemplos:

  • Basquete;
  • Futsal;
  • Handebol;
  • Vôlei;
  • Padel;
  • Badminton;
  • Entre outros.

Em suma, todo esporte praticado em ginásio pode ocorrer em um piso esportivo flutuante de madeira. A madeira por si só é um material propício para ambientes fechados. Afinal, ela não ficará exposta às condições climáticas, principalmente chuva e excesso de umidade. 

Ao mesmo tempo, esse tipo de piso requer alguns cuidados básicos de conservação e manutenção. Mas quando falamos em quadras fechadas, o piso de madeira ainda é o que apresenta o melhor custo-benefício. 

Benefícios do piso de madeira para quadras esportivas

Como destacamos no início deste artigo, o piso de madeira para quadras esportivas, ou piso flutuante de madeira, possui inúmeros benefícios. As suas vantagens envolvem o bem-estar do atleta de forma geral, seja ele profissional ou amador. Dessa forma, separamos os 4 principais benefícios desse piso. 

Segurança

Por ser mais flexível, o piso de madeira absorve melhor os impactos. O resultado será uma diminuição do risco de lesões, principalmente em esportes onde os atletas saltam (vôlei, basquete…). 

Além do mais, em caso de quedas, o impacto no solo será menor. Isso também evitará prejuízos maiores para a integridade física dos indivíduos. 

Conforto

Esse tipo de piso é mais confortável por diversos motivos. Por exemplo, a temperatura do piso estará sempre amena. Em dias frios, ele não ficará muito gelado. E, em dias quentes, não ficará muito quente. 

O conforto também envolve a facilidade na realização dos movimentos dos atletas, propiciando uma melhor prática esportiva. Por exemplo, no futsal, o piso de madeira é muito melhor para dribles e condução da bola. 

Versatilidade

Como destacamos antes, praticamente todo esporte de ginásio pode ser praticado em um piso de madeira flutuante. Assim, ele se torna extremamente versátil. 

Mas a versatilidade também envolve as suas possibilidades de customização. Ou seja, é possível adequar o piso de acordo com as necessidades da quadra. E isso principalmente em relação ao tamanho (comprimento e largura). 

Durabilidade 

Por fim, chegamos na durabilidade desse piso, que não deixa a desejar. Realizando as devidas manutenções, o piso de madeira pode durar muitos anos. 

Além disso, a manutenção e limpeza são facilitadas. O piso pode ser seco de forma muito mais rápida com o auxílio de um pano seco. E, diante de algum problema, é possível fazer reparos específicos, diminuindo custos e demais contratempos. 

Assim, o piso de madeira para quadras esportivas apresenta um dos melhores custos-benefícios para quadras e ginásios cobertos. 

Mas, para ter acesso ao que há de melhor nesse segmento, você precisa contar com uma empresa de confiança! Assim, a Recoma está pronta para oferecer toda a infraestrutura esportiva para seu projeto! Afinal, são mais de 40 anos de experiência nesse segmento!

Entre em contato com nossa equipe de especialistas e saiba como podemos te ajudar! 

Comentários