Pista de Atletismo: explorando seus aspectos e benefícios

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma pista de atletismo é muito mais do que uma simples arena para competições esportivas. Neste espaço atletas superam seus limites, estabelecem recordes e desenvolvem suas habilidades atléticas.

A Recoma entende qual é a importância de uma pista de atletismo bem construída. Assim, busca esclarecer os aspectos técnicos e os benefícios além das competições. 

pista de atletismo

Aspectos técnicos e dimensionais da pista oficial de atletismo

Uma pista oficial de atletismo é constituída por diversos elementos que compõem seu design e dimensões precisas. Esses aspectos são cruciais para garantir competições justas e proporcionar um ambiente adequado para a prática esportiva. Nesse sentido, veja os principais pontos a serem considerados:

  • Forma ovalada de 400 metros de comprimento.
  • Medidas a 30 cm da borda interna.
  • Largura de 9,76 a 10 metros.
  • Oito raias concêntricas de 1,22 metros cada.
  • Retas de saltos com 65 metros de comprimento e 1,22 metros de largura.
  • “Áreas D” nas curvas para eventos de campo.
  • Círculos metálicos com anteparos para arremesso de peso.
  • Espaço para eventos específicos, como o Steeplechase.

Benefícios para além das competições

Uma pista de atletismo bem construída oferece uma série de benefícios que vão além das competições formais. Ela proporcionar um local de treinamento seguro e eficiente para atletas de todas as idades. Além disso, promove a saúde física e mental, estimula a disciplina e a autoconfiança e fomenta o espírito esportivo e a socialização.

Essa infraestrutura esportiva é um investimento não apenas em resultados, mas também no desenvolvimento integral dos indivíduos. E a Recoma se destaca por sua expertise na construção de pistas de atletismo. Nesse sentido, nossas soluções incluem:

  • Tecnologia: Investimos na tecnologia e qualidade dos pisos para atender aos padrões de segurança, performance e conforto. Isso é fundamental devido à natureza de alto impacto e às demandas musculares das modalidades atléticas.
  • Terraplanagem Adequada: Além disso, a Recoma inicia com uma terraplanagem precisa, incluindo um caimento de 1% para o centro da pista. Realizamos também drenagem dimensionada de acordo com o índice pluviométrico histórico da região.
  • Metodologias de Construção: A Recoma oferece três principais metodologias de construção da superfície sintética de uso para pistas de atletismo:
  • Pistas 100% Moldadas In-Loco: São superfícies executadas localmente, adaptando-se a pequenas irregularidades no contrapiso. Assim, possuem vantagens como a durabilidade do compósito PU/EPDM e a capacidade de re-toppings.
  • Pistas 100% Pré-Fabricadas: Produzidas em ambiente fabril controlado, com instalação rápida e precisa. Assim, garantem equivalência nas condições de competição entre atletas disputando provas em diferentes raias.
  • Pistas Híbridas: Por fim, as pistas híbridas, combinam as vantagens das metodologias 100% Moldadas In-Loco e 100% Pré-Fabricadas. Isso resulta em uma superfície monolítica de alta durabilidade.

O melhor para as suas necessidades

Em suma, a construção de uma pista de atletismo vai além de suas medidas e dimensões. Este é um espaço que incentiva o crescimento, o desenvolvimento pessoal e a superação dos atletas.

A Recoma, com mais de 40 anos de experiência e mais de 50 pistas construídas, é líder no mercado e possui uma equipe altamente capacitada. Além disso, oferecemos suporte técnico completo, desde o projeto até a instalação. 

Portanto, ao escolher a Recoma, você está investindo em um espaço que promove a paixão pelo esporte. E claro, também contribui para um estilo de vida ativo e saudável!

Comentários