Quadras Poliesportivas: a “jogada” entre longevidade x performance

Tempo de leitura: 3 minutos

A construção de quadras poliesportivas é um processo que traz inúmeros benefícios para toda a sociedade. A prática de esportes é uma atividade saudável, que promove a saúde física e mental. 

Além disso, o esporte consegue algo incrível, que é tirar crianças e jovens de situações de vulnerabilidade social. Ou seja, ele contribui para o bem-estar social e segurança de todos. 

Porém, uma quadra poliesportiva não pode ser construída de qualquer jeito. É preciso levar em conta vários fatores. Nesse sentido, um dos principais é o tipo de piso esportivo que será instalado na quadra. 

Aqui, entramos em outros aspectos das quadras poliesportivas: o ganho de performance e a longevidade dos atletas (sejam eles amadores ou profissionais). 

Nesse sentido, além de promover benefícios para a sociedade, as quadras de esportes contribuem para o bem-estar dos atletas. Isso possibilita que eles melhorem suas performances, mas de forma sustentável.  Quer saber mais? Veja a seguir como isso é possível.

Pisos esportivos: prevenção de lesões é essencial para um ganho de performance sustentável

O elemento de maior atenção em quadras poliesportivas é justamente o seu piso. Caso seja de qualidade, ele consegue prevenir lesões. Isso porque permite uma melhor absorção dos impactos originados no momento da prática de determinado esporte. 

Dessa forma, o atleta consegue melhorar aos poucos sua performance, sem interrupções causadas por lesões e traumas. Consequentemente, isso promoverá uma longevidade esportiva, ou seja, o atleta conseguirá praticar o esporte por mais tempo. 

E tudo isso de forma super saudável, sem que sua saúde física sofra prejuízos ao longo dos anos. Para ter alcançar todos esses benefícios, o atleta precisa ter acesso a uma superfície adequada. 

Até porque boa parte das lesões são ocasionadas em decorrência de pisos esportivos inadequados ou com falta de manutenção. E, por falar nisso, dê uma conferida no nosso artigo sobre manutenção de quadras poliesportivas.

Outros aspectos também são importantes, como, por exemplo, a pintura da quadra. Aplicados em conjunto, a quadra poliesportiva trará enormes benefícios para o atleta, possibilitando um ganho de performance sustentável. 

Pisos sintéticos para quadras poliesportivas: a absorção de impacto e as articulações dos atletas

Atletas que praticam algum esporte precisam garantir uma boa absorção de impacto na hora da atividade. Isso é essencial visando a preservação das articulações dos praticantes o esporte. 

Nesse sentido, cada quadra possui necessidades específicas. É preciso atenção redobrada em quadras para a prática de:

  • Futsal;
  • Tênis;
  • Basquete;
  • Vôlei;
  • Bocha Olímpica;
  • Handebol;
  • Badminton;
  • Entre outros. 

Cada quadra também segue rígidas normas e especificações técnicas. Em alguns casos, também deve-se observar certificações das respectivas Federações Esportivas Internacionais. 

Por exemplo, no caso do vôlei, é preciso seguir as diretrizes da Federação Internacional De Voleibol (FIVB). 

Em todos os casos, a superfície da quadra tem que atender todas as necessidades dos atletas. Somente assim ela permitirá um ganho de performance e uma longevidade na modalidade praticada. 

Para isso, conte com profissionais qualificados no assunto. A Recoma é uma empresa que atua há quase meio século nesse segmento. Prezamos pela saúde dos atletas, conforto e durabilidade dos pisos esportivos disponibilizados e instalados por nós. 

Somos especialistas em construções e infraestruturas esportivas. Contamos com um Departamento de Engenharia, maquinário, mão de obra e frota de logística própria para melhor atendê-lo. Acesse o nosso site e entre em contato conosco hoje mesmo!

Comentários