História e Evolução dos Pisos Esportivos para Esportes Com Bola

Tempo de leitura: 6 minutos

Escolhemos os “Esportes Com Bola” como foco do nosso 2º Episódio de 10 da Série RECNEWS, tendo em vista que a Bola é reconhecida como um dos artefatos mais antigos relacionados ao Esporte.

Nossa habilidade de segurar, conduzir e arremessar objetos, como a Bola, com o uso do polegar opositor é umas das características que diferenciam os humanos dos primatas, e foi fundamental para a nossa evolução não apenas como seres bípedes, mas também no uso de ferramentas para a sobrevivência.

Do período de  2.000 a.C na Ásia, passando pela Grécia Antiga (XII a.C – 600 d.C), Império Romano (130-200 d.C), Civilizações Pré-Colombianas nas Américas até a Idade Média Francesa (1494-1533), conseguimos identificar na literatura a representação de práticas esportivas com a bola.

Com a evolução das Modalidades Esportivas, alguns fatores se tornaram primordiais para auxiliar na prática de alto rendimento, como Infraestruturas e Pisos Esportivos para Esportes com Bola. Acompanhe o nosso artigo de hoje e assista ao vídeo com o segundo episódio da série especial da RECOMA sobre Esportes.

Características dos Pisos Esportivos para Esportes com Bola

As Construções Esportivas acompanharam a Evolução das modalidades, assim como a necessidade de proporcionar condições igualitárias para os atletas alcançarem bons desempenhos, seja em Esportes Individuais ou Coletivos, disputando torneios interclubes ou até mesmo os Jogos Olímpicos. 

Confira a seguir as principais características dos Pisos Esportivos para Esportes como Tênis, Tênis de mesa, Basquete, Vôlei e Handebol.

Tênis

Atualmente, a modalidade é praticada em Quadras de Saibro, Concreto, Grama, Pistas Asfálticas e Superfícies Sintéticas, consideradas mais modernas que as fabricadas em Resina Acrílico-Vinílica com manta de borracha para uso externo.

Neste tipo de esporte, o Piso Esportivo influencia diretamente na velocidade dos movimentos. O saibro, por exemplo, torna o jogo mais lento para os tenistas. Enquanto isso, as chamadas Quadras Rápidas ajudam a acelerar o rebote da bola ao mesmo tempo em que permite reduzir o tempo de reação disponível para os atletas. Esse modelo de quadra possui tecnologia Cushion, aprovada pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

As Quadras Rápidas são utilizadas nos torneios da ATP ou US Open, sendo que já fizeram parte também de todas as Olimpíadas desde 1984, com exceção das edições de Barcelona 1992 (Saibro) e Londres 2012, que utilizou quadras em Grama para homenagear a tradição do Grand Slam de Wimbledon. 

Leia também nosso artigo anterior O que é um piso esportivo? Por que a sua escolha é tão importante não apenas para a segurança e desempenho dos atletas, mas principalmente para o seu bolso?”.

Tênis de Mesa

Os torneios oficiais de Tênis de Mesa são realizados em superfícies com Pisos Vinílicos de PVC, Certificados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para competições Indoor oficiais da modalidade.

Para saber mais sobre as diferenças entre os Pisos Esportivos indicados para Quadras Esportivas Externas (Outdoor) e Internas (Indoor), veja a nossa postagem prévia “Pisos para Quadras Esportivas Externas e Internas: Quais são as diferenças?”.

basket

Basquete

Os Pisos Esportivos para Basquete devem garantir segurança e conforto durante os movimentos de rotação, velocidade, saltos e aterrissagens realizadas por atletas altos e pesados.

Por isso, os Pisos de Madeira são recomendados para essa modalidade. Eles possuem sistema flutuante de absorção de impacto, certificado pela FIBA e NBA, sendo o modelo preferencial de basqueteiros para competições oficiais de Basquete 5×5.

Nesse tipo de quadra, o vão abaixo dos assoalhos de madeira permite que os atletas mais habilidosos tenham maior precisão de onde a bola está pela sonoridade até mesmo quando não conseguem visualizar o acessório. Isso pode acontecer tanto na defesa, com os atletas focados no tronco do adversário para antecipar movimentações, quanto nos momentos de ataque em que o basqueteiro está com o foco voltado à cesta em segundos antes de um arremesso. 

As competições oficiais de Basquete 3×3, no entanto, são praticadas em ambientes externos ou ginásios com abertura. Por isso, a FIBA recomenda e certifica os Pisos de Polipropileno em placas.

Se quiser descobrir mais sobre as diferenças entre o Basquete 5×5 e o 3×3, que se tornou Esporte Olímpico recentemente nos Jogos de Tóquio 2021, leia o nosso post anterior “Basquete 5×5 ou 3×3: Das Arenas da NBA para as Ruas de Tokyo 2021”.

Vôlei

Para manter o alto rendimento da modalidade, o Vôlei tem exigido ao longos dos anos quadras com superfícies que proporcionam aderência aos calçados dos atletas quando estão de pé, além da absorção de impacto e resistência ao deslizamento nas movimentações de aterrissagens e quedas. 

Sendo assim, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) recomenda e certifica os Pisos Sintéticos Flexíveis, como os de PVC, ou Poliuretano com Manta de Borracha.

Handebol

Os torneios oficiais de Handebol são realizados em Pisos Sintéticos Flexíveis de PU com manta de borracha ou Pisos de PVC. Todos são certificados pela Federação Internacional de Handebol (IHF), garantindo as melhores condições para o desempenho de movimentos em velocidade e rotações.

Saiba ainda mais sobre “Quais são as Medidas Oficiais de quadras para as principais Modalidades Esportivas?” em nosso compreensivo post sobre o assunto.

Curiosidades e Origens dos Esportes com Bola

Curiosidades e Origens dos Esportes com Bola

Assista ao vídeo na íntegra abaixo:

RECOMA: Especializada em Infraestruturas Esportivas

Com mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de projetos para fomentar o Esporte no Brasil, a RECOMA oferece soluções tecnológicas para executar projetos de Pisos Esportivos para torneios oficiais de alto rendimento, com Certificações Internacionais que asseguram padrões rigorosos de Segurança, Performance, Durabilidade e Conforto para Treinamentos e Competições no Brasil e no Mundo.

Atendemos de maneira bem sucedida a responsabilidade de desenvolver e executar projetos para Jogos Paralímpicos Rio 2016, Jogos Panamericanos & Parapanamericanos Rio 2007 e Lima 2019. 

Saiba mais sobre os nossos produtos e serviços em nosso site.

Declaração de Autoria:

RECOMA® (Copyright©) – Declaramos que todos os textos aqui publicados são de autoria própria e protegidos pela Lei do Direito Autoral nº 9.610/98.

Comentários